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O embarque da inteligência

Destaques na Fenatran. O embarque da inteligência.

A Fenatran 2007 acontece num momento de estabilidade da economia, que favorece o planejamento a longo prazo e investimento na eficiência e na rentabilidade do negócio.

A 16ª edição da Fenatran ­ Salão Internacional do Transporte, o maior evento da América Latina para o setor de transporte de carga e logística, que acontece de 15 a 19 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, está cercada por um clima de otimismo como não se via há muito tempo. São vários os indicadores positivos que animam os expositores. Neste ano, pela primeira vez, o emplacamento de caminhões e ônibus ultrapassou a marca das 200 000 unidades mensais ­ foram 211 158 no mês de agosto. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de janeiro a agosto deste ano foram licenciados 60 048 caminhões, um número 29,7% superior ao do mesmo período do ano passado. Todos os segmentos cresceram. A maior alta ocorreu na categoria de veículos pesados, com 39,1%, seguida pela faixa dos semipesados, que cresceu 37,4%. Esses dois segmentos são próprios para o transporte de cana, soja e minérios, alguns dos produtos responsáveis pelo atual bom humor da economia brasileira. Dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também indicam números positivos. Nos primeiros quatro meses de 2007, os desembolsos do Finame para a aquisição de caminhões atingiram 1,99 bilhão de reais, 58% a mais do que no primeiro quadrimestre de 2006.

RASTREADORES

Em alta no mercado, as tecnologias de rastreamento são uma das estrelas da Fenatran, com vários expositores prometendo novidades. Essas tecnologias servem tanto aos propósitos de quem se preocupa com a gestão quanto aos que buscam maior segurança de forma geral. Aqui, destaca-se o conceito de inteligência embarcada, com o emprego de equipamentos capazes de tomar decisões em tempo real, independentemente da ação do motorista ou do operador. “Em um processo logístico, você não fecha um círculo se não souber o que está acontecendo em tempo real e o que aconteceu durante todo o processo”, diz Eliéser Souza, diretor-superintendente da 3T Systems, que anuncia para a feira uma nova geração de equipamentos para rastrear a frota, baseada no sistema de telefonia celular. “As tecnologias por GPS [sigla em inglês para sistema de posicionamento global] e por sistemas digitais, em que a telefonia celular teve papel fundamental, estão muito mais acessíveis.” Um rastreador que saía por 10 000 reais há alguns anos custa hoje algo como 5 000 reais ­ e na Fenatran haverá até a apresentação de kits móveis (é possível facilmente tirar de um caminhão e passar para outro), o que amplia a flexibilidade para o cliente.

Além de informações sobre o itinerário, os sistemas fornecem dados de telemetria, o que ajuda a aumentar a vida útil do veículo. “Não tem coisa melhor para saber onde está seu patrimônio. Clicando em uma tela, você tem a velocidade do caminhão, o trajeto, o histórico do dia, em que velocidades ele trafegou e é possível ainda obter uma redução enorme no consumo de combustível”, afirma Hélio Kairalla, diretor comercial da Controlsat, empresa que tem 8 000 veículos rastreados, cada um percorrendo em média 15 000 quilômetros por mês. “Só uma redução de 10% no consumo resulta em uma economia de 1 000 reais mensais por caminhão”, diz Kairalla. Esse ganho é possível porque os softwares dos sistemas de rastreamento estão integrados aos computadores de bordo dos veículos, que fornecem centenas de informações sobre o caminhão, como a posição do acelerador, a troca de marchas e o estado do motor. Se o motorista realizar alguma manobra que aumente o consumo do combustível ou provoque desgastes no veículo, o sistema é capaz de emitir alertas em tempo real.

Uma forte tendência entre os rastreadores é a mobilidade ­ quando mais informações puderem ser conferidas em telefones móveis ou palms, melhor. É assim com o e-cargo Mobile, da Signa Consultoria em Sistemas, a ser lançado durante a Fenatran. Uma das características do e-cargo Mobile é que permite registrar informações de entregas realizadas por meio de qualquer aparelho celular ou rádio do motorista do veículo de transporte ­ basta que o celular ou rádio possa ter acesso à internet. Ele presta informação consolidada da posição da frota de veículos rastreados em território nacional por qualquer sistema, como Autotrac, Omnilink e similares. A ferramenta, segundo Jonatas Filgueiras, gerente comercial da Signa, é útil para as empresas otimizarem os custos nestes tempos de economia estável. “Se não houver um controle mais preciso de gestão, não há possibilidade de crescimento. É preciso ter informação em tempo real, gerenciamento de forma adequada, evitando sobreposição de trabalhos. Empresas que trabalham de forma manual ou com sistemas defasados ou até defeituosos não conseguem crescer”, diz Filgueiras.
 

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