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Cabotagem resiste a crise e amplia serviços e rotas

 
 
Cabotagem resiste à crise e amplia serviços e rotas

Por Roberto Rockmann/ Para o Valor de São Paulo


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Lopes: "Empresas estão buscando reduzir custos com mais intensidade"
 
A crise econômica reduziu o ritmo de crescimento da navegação de cabotagem, mas o segmento continua em
 
expansão, capturando cargas que eram distribuídas anteriormente pelo modal rodoviário, que tem sofrido forte
 
pressão de custos nesse ano, pela adoção da Lei dos Caminhoneiros e alta do diesel.
 
Há 20 anos, o transporte de produtos da Zona Franca de Manaus era praticamente nulo, hoje mais de 50% das
 
cargas já são deslocadas pela navegação de cabotagem. Com os negócios em alta, além de renovar a frota de
 
embarcações, as empresas estão investindo em novos serviços e rotas.
 
"Os volumes estão fortes, as empresas estão buscando reduzir custos com mais intensidade desde o fim do ano
 
passado", diz o presidente da Log, com destaque para o setor de alimentos e bebidas.
 
Cerveja, refrigerante e água de coco têm sido deslocados pelo modal, enquanto o volume de transporte de arroz do
 
Rio Grande do Sul e Santa Catarina para outras regiões do país tem crescido. "Esse é um setor mais resistente às
 
crises", afirma.
 
A empresa inaugurou em maio do ano passado uma nova operação de serviço para atendimento às cargas
 
produzidas no polo industrial de Manaus, que permitirá que os navios atendam aos mercados de São Paulo e
 
região no mesmo tempo de viagem do transporte rodoviário, cerca de dez dias. Antes, o transporte entre Manaus e
 
Santos levava 14 dias. "Temos espaço para escoar algumas cargas pela cabotagem, com um frete que pode ser 25%
 
a 30% mais barato", diz. No momento, a rota tem tido redução de participação na distribuição de carga, pela
 
queda do ritmo de atividade da indústria eletroetrônica e de duas rodas, em razão da recessão.
 
Pesquisa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) indica que, para cada contêiner transportado pela
 
cabotagem, existem 6,5 contêineres com potencial para migrar das rodovias para a navegação costeira. A Log
 
tem ampliado o volume de deslocamento de cargas produzidas no polo petroquímico de Pernambuco, que ganhou
 
vigor no fim do ano passado com a abertura pela Petrobras da Refinaria Abreu e Lima e a inauguração, na região,
 
de uma montadora de veículos.
 
Entre 2013 e o ano passado, cerca de 80% da frota da Aliança Navegação e Logística foi renovada, com navios
 
entre 3800 a 4800 TEUs (contêineres de 20 pés), com maior capacidade do que os anteriores, com 1800 TEUs. O
 
investimento coincidiu com o aumento da demanda: a carteira de clientes subiu 30% entre 2013 e este ano. A
 
expansão se deu entre pequenas e médias empresas, que transportam de um a 500 contêineres. Entre as que
 
embarcam de 1 a 50 contêineres, o número pulou de 680 para 900. "A próxima fronteira é atrair mais essas
 
pequenas e médias empresas", diz o diretor
 
A empresa tem investido em terra, ampliando a oferta de serviços. Com terminais retroportuários, a estratégia da
 
empresa é dar ênfase maior no negócio terrestre, oferecendo serviços como recebimento, movimentação,
 
armazenamento e reparo de contêineres vazios, armazenagem de carga geral e contêineres cheios.
 
No porto de Itapoá (SC) foram aplicados R$ 40 milhões em um terminal retroportuário localizado a quatro
 
quilômetros do porto. A ATM (Aliança Transporte Multimodal), empresa da Aliança Navegação e Logística,
 
anunciou, recentemente, a abertura de uma filial em Manaus, que oferecerá serviços de carga fracionada via
 
cabotagem, ampliando assim a operação na região Norte do Brasil. Com a unidade, a empresa aumentará o foco
 
na logística terrestre.
 
A expectativa é de que o serviço de carga fracionada movimente em torno de três mil toneladas até o final do ano,
 
aumentando em 30% o faturamento da ATM Transporte Multimodal. A Aliança está de olho em outras áreas em
 
Santos e no Nordeste.
 
O crescimento dos negócios se dá com o aumento de custos do modal rodoviário. A Lei dos Caminhoneiros
 
aumentou as exigências trabalhistas, reduziu as jornadas de trabalho, enquanto a alta do diesel elevou os custos
 
do transporte sobre rodas.

http://www.valor.com.br/empresas/4150120/cabotagem-resiste-crise-e-amplia-servicos-e-rotas

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