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Software garante agilidade para as transportadoras

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Por Jacílio Saraiva/ Para o Valor, de São Paulo

Guilherme Bonifácio, da Rapiddo: "Desde a nossa fundação, crescemos  50%, atingindo 50 mil pedidos em maio"

Fornecedores de soluções estão investindo em novas tecnologias para ajudar a transportar mercadorias com mais velocidade e menor custo para as empresas. Há alternativas para cargas expressas com contratação on­line, softwares para o gerenciamento de depósitos e ferramentas para a gestão fiscal dos produtos em trânsito. Em algumas companhias, o crescimento de contratos no setor aumentou de 35% a 50%, em um ano.

A Rapiddo, plataforma on­line de entregas expressas, iniciou operações no ano passado e já conta com mil entregadores distribuídos em cinco cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). "Desde a nossa fundação, crescemos 50%, atingindo 50 mil pedidos em maio", avalia o CEO Guilherme Bonifácio. A meta é quadruplicar a média de encomendas mensais nos próximos 12 meses e chegar a mais cinco capitais até o início de 2016. Uma expansão internacional para três países, em um ano, também está nos planos.

A empresa trabalha com pedidos on­line e acompanha o trajeto do portador em tempo real, com a indicação de quem recebeu a encomenda. "A frota de entregadores compartilhada consegue ser mais ágil e barata do que os serviços convencionais de entregas expressas", diz. Os couriers cadastrados são escolhidos para o trabalho de acordo com a proximidade do cliente. O pagamento também é feito pela internet. Bonifácio laçou clientes na área de comércio eletrônico, como a iFood, Ingresso Rápido e Flores Online.

"Antes, bastava ter custo competitivo para ser considerado um bom serviço de logística. Hoje, isso é o básico", diz.

"Deve­se oferecer ao usuário a visibilidade da entrega, em tempo real." Nas próximas semanas, a Rapiddo vai lançar um sistema no modelo software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) que permite às empresas controlarem frotas próprias.

Também com foco em clientes ligados ao e­commerce, a Intelipost pretende encerrar 2015 com uma carteira de 300 contratos, ante 60 fechados no ano passado. No mercado desde março de 2014, funciona como uma plataforma para o gerenciamento da logística no pré e pós­venda. A ideia agora é atender varejistas físicos e distribuidores, além de expandir a cobertura na América Latina, em mercados como México e Colômbia.

A solução faz a ligação entre embarcadores e transportadoras. Ao se conectar ao sistema de vendas e entregas do cliente, identifica as opções de transporte e o melhor operador, de acordo com prazos de entrega e o valor do frete.

Tem mais de 300 transportadoras cadastradas. Atende sites como Petlove e Shop2gether.

A partir de agosto, segundo o co­fundador Gabriel Drummond, a empresa deve apresentar um aplicativo de celular para a gestão das operações, além de um programa que agenda e realiza entregas no mesmo dia.

A Sythex, unidade de negócios da desenvolvedora de sistemas Senior, com clientes como Magazine Luiza e Netshoes, desenvolveu um software para o gerenciamento de depósitos de cargas. "A prioridade é elevar a produtividade, com a redução dos espaços ocupados nos armazéns", explica o diretor Eveli Morasco. Para isso, a novidade cruza dados de computadores de bordo, sistemas de rastreamento de veículos e dos celulares das equipes envolvidas.

"Apesar de todo o barulho do mercado sobre a crise, 2015 tem sido um ano positivo para a empresa", diz. "Neste primeiro semestre, contamos com um crescimento de 35% em faturamento." Em 2014, a Sythex obteve receita de R$ 13 milhões. Somente no primeiro trimestre de 2015, atingiu R$ 4 milhões, 40% a mais do que no mesmo período do ano passado. Também conquistou novas contas, como os Correios e a operadora Luft Farma.

Para Carlos Maffei, diretor comercial da Benner, de softwares de gestão empresarial, a área de produtos para logística deve ultrapassar 50% de participação no faturamento da companhia, nos próximos três anos. Hoje, cerca de 40% do faturamento vêm desse nicho. O otimismo é baseado na carência tecnológica do setor e nas necessidades das empresas para economizar processos na cadeia de logística de suprimentos (supply chain).

"Devido aos altos custos de estocagem do país, é importante racionalizar entregas e estoques."

A Benner atende empresas como a Patrus Transportes, com mais de 60 filiais, e a Copercarga, transportadora com mais de 900 veículos. A principal solução da marca para o setor é um sistema que controla desde a rmazenagem até a gestão financeira e fiscal das operações. "As companhias querem opções para aumentar a produtividade, com ganhos de performance e redução de custos", diz Maffei.

http://www.valor.com.br/empresas/4150102/software-garante-agilidade-para-transportadoras



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