Precisa de uma solução para gerenciar sua logística?


sistema de transporte (tms) é e-cargo

Porto de Paranaguá amplia área para cargas especiais

Espaço destinado a cargas de alto valor agregado na faixa portuária primária foi aumentado em 36% - Tecnologística
09/05/2017 às 12h27

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) ampliou em 36% a área destinada a cargas de alto valor agregado na faixa portuária primária do Porto de Paranaguá (PR). Com isso, produtos como veículos, ônibus, máquinas agrícolas e pás eólicas terão mais espaço no terminal.

Ao todo, 30 mil m² de novos pátios destinados a cargas especiais estão em operação desde o início deste ano. No espaço estavam localizados antigos armazéns ociosos, utilizados até as décadas de 1970 e 1980 para armazenar cargas de café, mate e madeira.

Com o novo layout, apenas no fim de abril mil veículos da marca Renault puderam ser armazenados para a exportação nas áreas destinadas às cargas especiais. Nessa remessa, a montadora exportou por Paranaguá 3,5 mil unidades com destino à Argentina.

O pátio interno de veículos da Appa tem capacidade para armazenar 2,5 mil automóveis, sendo que as novas áreas abriram vagas para a exportação de mais mil carros. “Temos que nos atualizar de acordo com as novas necessidades dos clientes já que não se exporta mais carga geral – como o café, mate e madeira – no formato de cargas fracionadas (break bulk). Essas cargas agora são exportadas por contêiner”, declarou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Ele explica que existe uma demanda crescente por esse tipo de carga. “Em 2016, a movimentação de cargas gerais representou 20% da atividade total do Porto de Paranaguá, com 8,8 milhões de toneladas importadas e exportadas. Era uma necessidade operacional”, diz Dividino.

Segundo a Appa, o aumento da demanda na movimentação de produtos com alto valor agregado pelo Porto de Paranaguá se deve à experiência do porto na operação desse tipo de carga, reconhecido por atividades de boa qualidade e com baixos índices de avarias. Além disso, Paranaguá cumpre todos os quesitos demandados pelos fabricantes, como a colocação de rampas especiais para o embarque dos automóveis. Essas características têm atraído novos clientes a Paranaguá. É o caso de duas fabricantes alemãs de veículos que estão operando suas cargas pelo porto paranaense: Audi e BMW.

 

Recentemente, a Audi desembarcou 197 veículos dos modelos R8, Q7, TT, A3, A4 e A6 no terminal paranaense. Os modelos foram importados para serem comercializados no mercado brasileiro. Já a BMW iniciou em 2016 a operação de exportação do modelo X1 para os Estados Unidos pelo Porto de Paranaguá. Ao todo, 10 mil unidades produzidas na planta de Araquari, em Santa Catarina, e transportadas por cegonheiras até o Porto de Paranaguá, que fica cerca de 200 quilômetros de distância da fábrica, serão exportadas.

https://goo.gl/ZfKnLJ



Signa Consultoria e Sistemas

Avenida Paulista,352 cj. 85

1310

11 3016-9877

photo Signa - Consultoria e Sistemas de Gestão de Transporte (TMS)
Work:
Avenida Paulista,352 cj. 85
São Paulo,SP   1310
Work:11 3016-9877
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar