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Ociosidade da frota de caminhões é menor do que parece

Por Giovanna Riato, AB
18/05/2017 às 15:07


Estudo Truck Tracker mostra que empresas querem investir em renovação

mercado, Tracker, Truck, investir, primeiro, caminhões, empresas, mostra, acumulada, Ainda, emplacamentos, queda, quadrimestre, renovação, Estudo, Riato, querem, Giovanna, segue, combalidoO mercado de caminhões segue combalido, com queda acumulada de 26,3% nos emplacamentos no primeiro quadrimestre de 2017. Ainda que a situação não inspire nenhum otimismo, há sinais de que o patamar de vendas pode começar a subir em breve. Esta é a conclusão da pesquisa Truck Tracker, que aponta para uma utilização de frota bem maior do que se supunha, acima de 95% para a maioria dos frotistas ouvidos. 

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Foi a primeira vez que a Power Systems Research fez o estudo no Brasil. A pesquisa aconteceu em março último com concessionários do segmento e frotistas que têm de 20 a 2,9 mil veículos. Até então o levantamento focava apenas no mercado dos Estados Unidos. Tradicionalmente a pesquisa é feita no primeiro e no terceiro trimestre de cada ano, frequência que deve se repetir no estudo realizado no Brasil. A partir do ano que vem o levantamento chegará a outros países e mercados da América do Sul. 

Uma das conclusões do levantamento é que a ociosidade da frota já não é mais tão elevada. Dos entrevistados, 42% declararam que a ociosidade de seus caminhões é de até 5%. Parcela de 21% respondeu que este índice gira entre 10% e 15% e apenas 8% dos participantes registram mais de 20% de ociosidade em sua frota de veículos. “O índice real é bem inferior aos comentários que chegamos a escutar no mercado, que apontavam para empresas com entre 40% a 60% da frota parada”, destaca Fabio Ferraresi, diretor de desenvolvimento de negócios da consultoria no Brasil. 

Outro ponto positivo, diz, é que a intenção de compra está em expansão, com aumento na comparação com o ano passado. “Claro que o desejo de investir é bem diferente do investimento real. O negócio depende de vários fatores para acontecer efetivamente, mas isso já nos mostra que há um mercado reprimido”, avalia. Entre os fatores que os entrevistados apontaram que mais influenciarão o volume de compras, aparece em primeiro lugar a necessidade de renovar a frota para melhorar a eficiência operacional e reduzir custos. A pesquisa identificou ainda que os frotistas pretendem investir para atender ao aumento da demanda e aproveitar condições de financiamento favoráveis.

DAF JÁ ESTÁ ENTRE MARCAS MAIS COBIÇADAS

A Truck Tracker também avalia a preferência dos clientes por cada uma das marcas. “Um movimento interessante é que a DAF, novata no mercado brasileiro, já começa a aparecer entre as marcas mais desejadas do País”, conta Ferraresi. A pesquisa identificou ainda que a Volvo ocupa posição de destaque no semento de pesados. Quando avaliada a disputa entre os líderes, os entrevistados mostraram preferência pela MAN, ainda que a Mercedes-Benz tenha sido a marca mais vendida em 2016. 

O levantamento aponta ainda que a oferta tecnológica passa a estar entre os principais fatores para a decisão e compra. Entre os recursos mais procurados por frotistas estão o câmbio automático, seguido por recursos de rastreamento e monitoramento, telemetria, sistemas para otimizar o consumo de combustível e tecnologias de segurança para evitar que o motorista caia no sono durante a viagem. 

Além da oferta de tecnologias, o pós-venda oferecido pela montadora é um dos principais fatores de decisão por comprar de uma ou de outra fabricante. O consumo de combustível reduzido dos veículos, facilidades de financiamento pelo banco da montadora, o atendimento da área de engenharia e o relacionamento com a marca completam a lista de aspectos que mais pesam no momento de optar por uma ou outra empresa.

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